No dia 10 de Junho. comemora-se o dia de Portugal , o dia de Camões, bem como o das Comunidades Portuguesas no Resto do Mundo.
Proponho comemorar este dia tão importante para todos os portugueses de uma forma diferente:
Convido todos os leitores e amigos para participarem na primeira Blogagem Colectiva “ A aldeia da Minha Vida ” nos dias 9 e 10 de Junho de 2009.
A Blogagem está aberta a todos, sejam bloguistas ou não. Para saber como, clique aqui
Pretende-se que todos os participantes produzam um texto sobre uma aldeia portuguesa, de qualquer ponto do país. O texto deve ser original, constando o nome verdadeiro da aldeia , acompanhado com uma fotografia ou filme, ou slides que possam dar a conhecer a sua escolha.
O melhor texto será premiado com um fantástico fim de semana em Monsanto, a Aldeia mais Portuguesa de Portugal, do concelho de Idanha-a-Nova.
Trata-se de uma oferta da Pousada de Monsanto , uma Pousada de Portugal:
- Alojamento e pequeno almoço, de sexta-feira a domingo para duas pessoas.
Reserva sujeita à disponibilidade das datas pretendidas.
Para saber mais sobre a pousada, clique aqui.
Em caso de dúvidas, envie um email para:
Para saber mais, como participar, clique no livro virtual "Aldeia da minha vida"
Participa, divulga e colabora. Comunica e convida os teus amigos.
Conto contigo!
__________
Nota: Imagens retiradas da Internet
A "Aldeia da minha vida" está agora muito longe de mim. Mas vou colaborar com uma que certamente não conheces :)
ResponderEliminarVou divulgar a iniciativa no .Blog
Bj
Que bela ideia Susana.
ResponderEliminarEu vou participar e divulgar no portugalnotavel.com
Apenas não vou colocar a fotografia na barra lateral, porque em Wordpress, era necessário código HTML.
Mas ponho no post com miniatura no scroller, o que ainda dá mais impacto.
Espero ganhar porque adoro Monsanto e vou escrever...não digo é supresa (duas pistas: não é Aldeia Histórica, mas é das aldeias que eu mais gosto em Portugal e fica ao pé de ti...; qual é? qual é?
SUSANA
ResponderEliminarJá te informei que podes contar com a minha participação.
Como disponho de quase um mês, não há a menor razão para não participar nessa tua iniciativa tão válida.
E, francamente, felicito-te por a teres tomado.
Um beijo com toda a admiração por ti.
João,Castela e Jorge obrigada pelas palavras ! Conto então com vocês!
ResponderEliminarAinda hoje vou colocar uma lista dos participantes.
Abraço, Susana
Gostei muito dos teus blogs.
ResponderEliminarOlá Susana!
ResponderEliminarMuito obrigada pela tua visita ao Fórum Almeida em http://forumalmeida.blogspot.com/ , pelo interesse que tens dedicado a Almeida, bem como as aldeias históricas como um todo!
Demorei um pouquinho a responder-te, para dedicar alguma disponibilidade a apreciar as iniciativas que estás a dinamizar neste blogue. De facto, é importante que as sinergias e esforços se juntem para uma maior sensibilização e divulgação do rico património histórico das nossas aldeias históricas. Parabéns pela energia depositada, pelo “atrevimento” de sair da casca e pela perspectiva determinada! Não esmoreças. É preciso mais pessoas como tu.
Nós também pensamos que é importante o universo de aproximação digital para que uma aproximação efectiva entre as pessoas e as comunidades possa começar a acontecer. De momento, estamos a tentar isso mesmo no nosso espaço, apelando a uma maior consciencialização do risco das febres interventivas sobre o legado histórico, que se podem tornar descaracterizadoras. Se queremos valorizar o que é genuíno e único, não podemos permitir que as camadas mais modernas se sobreponham de tal forma às mais antigas que se perca a alma do lugar. Com isto, não se pretende impedir a adequação aos tempos actuais, como se alega frequentemente para tentar branquear as opções geralmente tomadas contra o sentir local das pessoas. A realidade mais profunda acaba sempre por saltar à vista, tornando-se uma evidência.
Para obviar, é preciso que a mensagem passe entre os cidadãos, sem distorsões nem superficialidades: haja boa vontade e determinação de todos os que se sentem parte de uma cultura! E as pessoas de cultura têm o dever de pugnar pelo bem colectivo. Para não cairmos na barbárie dos interesses individualistas.
Neste momento, temos em Almeida uma luta difícil, mas convicta, com muitas frentes, pelo património físico e humano, procurando pugnar por alternativas de maior respeito pela identidade local. Penso que o esforço é (deverá ser) comum.
Lusofonia apaixonada pelos nossos recantos únicos humildes e esquecidos, tantas às vezes à mercê das aves de rapina que não vêm do céu, mas da terra, juntem-se a vossa à nossa voz! Se hoje parecemos poucos, a verdade é que somos cada vez mais!
Abraço!
Cara Susana,
ResponderEliminarMuito obrigado pela visita ao meu blog e pelo amável convite para participar nesta excelente iniciativa.
Infelizmente, nesta altura estou “afogado” em compromissos e não poderei participar, mas já coloquei uma entrada no blog sobre Algodres a divulgar o evento.
Parabéns e votos de muito sucesso!