Esta imagem, podemos pensar que alí já esteve, provavelmente uma casa. Achei curiosa a forma como aproveitaram o rochedo para erguer uma entrada.
O que resta são apenas ruínas... são poucas as que se mantêm erguidas. Um dia aquelas pedras duras, já foram alvo de admiração e de orgulho de quem as colocou aí. Agora não passam frágeis e esquecidas pedras, mas cheias de orgulho e desejosas para nos contarem imensas histórias vividas ali, fosse dentro ou fora de quatro paredes.
Cada casa que encontramos tem uma história para contar. Nelas é possível imaginar como seria viver noutros tempos e adivinhar o estatuto social dos primeiros ocupantes da aldeia. A diferenciação social reflecte-se no modo como contruiam as casas. Quanto mais trabalhada a pedra, maior era a fortuna e a importância de cada família.
**********
Na aldeia de Sortelha não é excepção. A maioria dos fogos intra-muros são casas de camponeses, ainda muito bem conservadas, cuja construção em pedra granítica é a mais simples possível. Sem qualquer decoração arquitectónica, são casas habitualmente com dois pisos: o térreo onde guardavam os produtos agrícolas e os animais; e o piso de cima, destinado à habitação , cujo acesso habitualmente era feito pelo balcão (escadas externas à casa). São poucas com pequenos alpendres , onde ainda hoje podemos encontrar uma pequenina horta, com duas valências: para enfeitar e para servir de ingrediente da sopinha caseirinha.
Encontramos também casas pertencentes a grandes famílias da região, com construções que oscilam entre o séc. XIII-XVIII.
Exemplos como aquelas que encontramos logo à entrada da aldeia.
******** *********
- a casa número um, cujo balcão e janelas, embora trabalhadas com simplicidade, não passam despercebidos. Terá pertencido à família Ferreira Ferraz, antigos alcaides de Sortelha.
- a casa setecentista e a casa dos Falcões, embora tenham sofrido alterações posteriores, partilham um belissimo balcão geminado que dava a cessoào sio da habitação. Actualmente o edifício setecentista foi recuperado para restauração onde pode experimentar pratos gastronómicos típicos da região.
Brevemente iremos mostrar outras belíssimas casas de sortelha, que valem a pena serem olhadas.
Susana
ResponderEliminarmuito obrigada pela tua visita e amáveis palavras.
Eu tenho raizes na Beira Baixa (Idanha a Nova e arredores) mas sou de Lisboa.
Casteição apareceu na minha vida por acaso e foi "quase" amor á primeira vista (nunca tinha ouvido falar dela). Gostei muito da aldeia, achei-a muito só e até esquecida e daí nasceu a ideia do blog, não tem sido fácil pois existe pouca informação histórica
acessível ( existe na Torre do Tombo), mas sempre vai havendo algo que contar e algumas fotos antigas para publicar com a ajuda da amigos que de lá são naturais.
A escola já não funciona nem em Chãos nem em Casteição as poucas crianças têm aulas na Meda.
Com a tua visita fiquei a conhecer blogs muito interessantes.
Bjs
Mara
Ola,Estive lá há muitos anos, foi uma viagem buito bonita partindo de Guarda, passando por Covilhã (minha terra natal) Serra da Estrela.
ResponderEliminarEspero que a mantenham conservada.
Jose -São Paulo- Brasil
Susana
ResponderEliminarEu sou Lisboeta a minha avó materna era de Idanha a Nova (raizes) :).No entanto prefiro as aldeias ás grandes cidades.
Tenho outro blog, agora iniciado, sobre uma outra aldeia, esta na Estremadura.
http://alcariaaldeianaserra.blogspot.com
Bjs
Mara
É uma pena a desertificação das nossas preciosas aldeias. São fascinantes e, como diz, repletas de histórias ancestrais que desejam transmitir.
ResponderEliminarSe houvesse um PLano Urbanistico? Um aproveitamento para o Património Rural e Cultural?
Excelente, amiga.
Não esqueço: Cada casa conta uma história.
Com respeito e admiração pelo seu trabalho pertinente e profundo.
Beijinhos de pura amizade.
Sempre a admirá-la
pena
Susan!
ResponderEliminarÉ um prazer vim e conhecer as belezas dessa vila.
Portugal é bela.
Claro que a olhos reias, eu ainda não a conheça. Mas, atraves de vc. eu aprendi muito.
Um grande abraço.
Sandra
Tem um selo na curiosa dos Amigos Pérolas. Passe lá e leve com vc.
Ele está na Barra(lateral).
Mas tem um postagem sobre ele, também.
Passe lá,amiga.
Te espero.
Vou kinkar este espaço no blog.
Sandra
Sortelha é inspiradora. Um hino à reflexão.
ResponderEliminarVENHO LHE AGRADECER POR TUDO O QUE APRENDEMOS JUNTOS ESTE ANO. DIZER QUE TE CONHECER, FOI UM GRANDE PRAZER. SAIO DE FÉRIAS, MAS LEVO A SAUDADE DE CADA UM, QUE JÁ FAZ PARTE DE MINHA VIDA.
ResponderEliminarVOCÊ É UMA DELAS.
FELIZ NATAL!
QUE DEUS TE ABENÇÕE E LHE DE TUDO DE BOM EM 2010.
LOGO ESTAREMOS JUNTOS DE NOVO.
FICO MUITO FELIZ QUANDO ESTÁ, PPRESENTE. POIS TUA AMIZADE É UMA FLOR COM OS MAIS SENSIVEIS OROMAS.
MUITO OBRIGADA PELA SUA COMPANHINA EM 2009.
SUCESSO, PAZ E MUITA ALEGRIA,.
VENHA NOS MEUS BLOGS, BUSCAR UM CARTÃO DE NATAL.
COM MUITO CARINHO
SANDRA
Amiga Susana
ResponderEliminarUm bom ano para ti com amor, saúde e alguns troquitos.
Para o ano vamos a Cidadelhe.
Amiga o portugalnotavel.com já não existe porque foi substituido pelo portugalnotavel.net. Estava a dar problemas e eu cortei o mal pela raiz.
Um beijão
Castela
Olá Mara!
ResponderEliminarDesculpa só agora te responder mas, vale mais tarde do que nunca! (O mesmo digo para os outros amigos que vou comentar a seguir).
Infelizmente o que descreves é a realidade de muitas Aldeias Históricas e de outras no nosso país: a migração, o envelhecimento da população e o decréscimo da natalidade têm estas consequências.
Contudo, há também boas notícias: a Sociedade cada vez mais urbana agora sente saudade (nos mais velhos que viveram numa aldeia) e curiosidade (nos mais novos que sempre viveram numa cidade) pelas nossas Aldeias. Por isso há cada vez mais visitantes e turistas nas nossas Aldeias Históricas e também nas outras, de uma forma geral e de acordo com as estatísticas existentes.
Beijos e até breve!
Olá José de São Paulo no Brasil!
ResponderEliminarSeja bem vindo a este blogue!
Conheço a sua terra: Covilhã.
Esperemos que de facto se mantenha este carinho e este cuidado de restaurar e conservar bonitas as nossas Aldeias.
Volte sempre que quiser a este blogue e já agora aceite o convite para visitar os meus outros blogues. Os seus links estão na lateral mais abaixo.
Beijos e até breve!
Olá Mara!
ResponderEliminarGostei de saber que tens um novo blogue, vou passar por lá e deixar 1 comentário.
Obrigado pela tua visita aqui. Volta sempre!
Beijos!
Amigo Pena,
ResponderEliminarComo concordo consigo... é tão triste ver algumas aldeias, outrora repletas de gente e de vida, agora apenas repletas de História e de memórias para alguns ...
No caso das Aldeias Históricas de Portugal, todas elas sofreram uma reabilitação e um restauro, em termos de arruamentos, fachadas e telhados de edifícios, electrificação subterrânea e outras obras. Isto graças a um Programa iniciativa da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento da Região Centro de Portugal (CCDRC), com o apoio da União Europeia.
Actualmente há muitas pessoas a regressarem de grandes cidades para habitar nestas Aldeias. O turismo também lhes está a trazer nova Vida. Por isso nem tudo é negativo. Também há muito de positivo nas nossas Aldeias...
Beijos!
Olá Sandra!
ResponderEliminarObrigado pela visita e pelo teu comentário.
De facto estas terras e Aldeias Históricas são muito lindas e vale a pena visitá-las, uma por uma, com calma, para saborear bem ...
Talvez um dia possas vir cá visitá-las pessoalmente.
Vou passar no teu blogue, já a seguir ...
Beijos!
Olá Dylan!
ResponderEliminarConcordo perfeitamente consigo!
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Volte sempre!
Beijos!
Olá de novo Sandra!
ResponderEliminarFico-te muito agradecida pelas tuas doces e ternas palavras. Até fico embasbacada e nem sei o que dizer, até porque só agora te respondo...
Como ainda estamos no princípio do ano, aproveito para te retribuir tudo de bom o que me desejaste, para ti e para os que te são mais queridos.
Beijos!
Amigo Castela,
ResponderEliminarAinda estamos no princípio do ano, por isso e publicamente, agradeço e retribuo os votos de um bom Ano Novo de 2010!
Desejo desde já os maiores sucessos ao novo Portugal Notável, cuja visita recomendo desde já a todos os nossos amigos!
Beijos!
Sortelha é sem duvida uma das mais belas aldeias deste nosso Portugal, entre outras. Mas neste momento a sua grandiosidade encontra-se gravemente em risco de ser afectada pela criação de um parque eólico nas suas imediações. O seu centro histórico tão bem recuperado e conservado , circundado por um património natural de igual beleza, poderá ser irremediavelmente perdido.
ResponderEliminarPara seguir toda esta "história" deixo aqui o link para o nosso blog, e em nome de Sortelha peço a sua ajuda. O meu bem haja
www.vamossalvarsortelha.blogspot.com
Sou apaixonado por Sortelha e comprei ate uma casa dentro das muralhas.Sortelha é a mais bela aldeia de Portugal.Só não entendo é como é que umas torres eólicas a uns kilometros de Sortelha pode fazer perder irremediavelmente Sortelha.
ResponderEliminarOI QUERIDA SUSANA!ME CHAMO ROSANA VERDADEIRO, SOU NETA DE PORTUGUESES E JÁ SOU TUA SEGUIDORA, ESPERO QUE VC VISITE MEU BLOG,MINHA FAMÍLIA É DA REGIÃO DE AVEIRO,MAIS PRECISAMENTE EM CALVÃO,MUITO LINDO LÁ!
ResponderEliminarMEU BLOG: www.cantinhovovomaria.blogspot.com