Imagem retirada da Internet
Cá estamos, perante a famosa estrela de pedra de Almeida! É linda, não é?
Imagem retirada da Internet
Agora, que já vimos a estrela pelo ar, vamos descer e entrar pelas portas duplas de S. Francisco da Fortaleza em estrela.
Lateralmente cada porta dispõe de uma casa da guarda à prova de bombas, com quarto para o oficial,Há uma lareira, onde os oficiais se aqueciam e comiam, para garantirem vigília permanente, fosse dia ou noite.
Actualmente, na Porta de S. Francisco, o quarto da guarda foi reconvertido em Posto de Turismo de Almeida, onde seguiremos para uma visita guiada.*
Aqui conseguimos imaginar aqueles soldados, em busca de calor e de uma ambiente mais acolhedor, depois de horas de vigília na rua, sujeitos ao frio, à chuva e ao vento agreste que certamente se sentia durante o Inverno, por estas bandas.
Já acompanhados com a nossa guia, vamos então entrar na vila de Almeida. Actualmente é uma vila pacata, onde a cor branca das casas se sobressai em contraste da pedra granítica, característica da região.
Iniciamos a nossa visita , na praça da República, com o Quartel das Esquadras, que foi construído no séc. XVIII como Quartel da Infantaria. Actualmente ainda é utilizado pela GNR ( Guarda Nacional Republicana) , cujas famílias habitam no andar de cima do edifício.
Mesmo ao lado encontramos a Igreja da Misericórdia do séc. XVII , que se encontrava adossada ao antigo Hospital, actual Lar da Misericórdia, existente desde 1520.
Vamos pela rua acima , onde está a famosa Casa da Amelinha e o licor da ginjinha muito apreciado por aqui…mas ainda é cedo para provar…talvez mais logo, depois do almoço.
___________
*Pelo facto das visitas serem exclusivas para grandes grupos, com marcação , a Câmara Municipal de Almeida abriu uma excepção para que fosse possível darmos a conhecer Almeida ao nossos leitores. Por isso agradeço já aqui a amabilidade e a simpatia de todos que tornaram a visita possível, em especial a guia turística que nos acompanhou durante todo o dia.
vc foi ao meu rebloggando e eu vim aqui pq, como disse no dihitt, su apaixonada por aldeias portuguesas, ruas e vielas da europa, e coisas assim ... obrigada por sua visita e por sua perseguição ... vou seguir vc tb ... esse site de aldeias históricas é uma luxúria ...
ResponderEliminartenho muito sangue português correndo por aqui e, como se não bastasse, meu amor é filho de portugueses do porto ... meu rico português ... rs ... beijo. re.
Olá amiga Susana...gostei do que vi, vou voltar mais vezes.Fiz uma apresentação de uma aldeia histórica "Piódão" e ficou muito gira, vou enviar-lha. Parabéns pelo seu blog
ResponderEliminarBeijinhos
Boa tarde
Amiga Susana, tentei enviar-lhe as minhas apresentações e vieram para trás. Porque seria?
ResponderEliminarO seu contacto é o que está aqui no blog?
Beijinhos e boa noite
Lindas imagens, sem dúvida a Aldeia é de encantar seus visitantes.
ResponderEliminarJoão: Seja bem vindo ao meu cantinho!
ResponderEliminarAs fotografias apenas mostram parte do seu encanto. Não há nada como ir pessoalmente conhecer esta e outras aldeias históricas para sentir a verdadeira emoção de outrora!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário! Fico a aguardar por si, numa próxima visita.
Abraço, Susana
Céu: O meu contacto é esse que está no blog. Se calhar a apresentação é demasiado pesada para mandar por esta via...
ResponderEliminarAbraço, Susana
Requeri: Seja bem vinda ao meu cantinho e obrigada por partilhares um pouco da tua história familiar.
ResponderEliminarUm abraço, Susana