São três as Igrejas de Castelo Mendo, cada uma com uma História para contar:
a Igreja de Santa Maria, a Igreja de S. Vicente e a Igreja de S.Pedro
A primeira, durante séculos, construída ainda antes da fundação de Portugal no ponto mais alto do monte onde se avista Espanha , foi referida no foral de D. Sancho II .É"(...) uma igreja com uma fachada do românico mais primitivo, onde no interior, os estilos se misturam ao longo dos séculos(...)" .

Desta destaca-se uma grande escadaria, que coriosamente corre de norte para sul, dando entrada , com um arco de volta perfeita a um edifício a céu aberto e um arco ogival a separar a capela-mor do corpo da Igreja.

O pavimento é repleto de sepulturas com inscrições quase ilegíveis . E nesta fotografia notas- as constantes restaurações que foram feitas nesta Igreja, na porta de entrada.

Consta que nesta Igreja esteve uma estátua de
Nossa Srªdas Dores "sentada, de mãos entrelaçadas e olhos para o céu ".
Tinha também uma capela lateral, com um brasão ostentado em cima do arco.
Agora dela apenas restam ruínas...
A Igreja de S. Vicente, encontra-se à entrada Da povoação de Castelo Mendo. Simples, com apenas uma nave em formato de cruz latina, cujo arco-cruzeiro separa a capela-mor do corpo da Igreja.
Há destacar o tecto do corpo da Igreja em formato de tabuleiro, cuja pintura terá sido de mãos de artistas moçárabes, vindos de Espanha. O tecto da capela -mor apresenta uma pintura mudjar, ´em mau estdo de conservação Os altares presentes da Igreja estão decorados com talha dourada, para embelezar santos ,como Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Socorro e o Calvário.

Para além disso esta Igreja tem um pupilto em granito, forrados com paineis castanhos, sobre os quais encontra-1se uma "graciosa pintura chinesa dourada", sob o fundo dourado.
A terceira Igreja, de S. Pedro encontra em frente ao pelourinho da aldeia,datado no século XVII, cuja torre sineira, particularmente o sino, que segundo Amorim Carvalho, terá sido feito em 1437, foi alvo de admiração na Exposição do Mundo Português em Lisboa em 1940.
Para além da Igreja tinha uma relíquia : o "Missale Romanum", que teria sido a primeira edição feita em Portugal, depois de Concílio de Trento.
Observações:
___________
in: Carvalho, Amorim de, " Castelo Mendo", um conjunto Histórico a preservar, edição do autor, Abril 2000.