segunda-feira, 6 de julho de 2009

Castelo Mendo e as três Igrejas:

São três as Igrejas de Castelo Mendo, cada uma com uma História para contar:
a Igreja de Santa Maria, a Igreja de S. Vicente e a Igreja de S.Pedro

A primeira, durante séculos, construída ainda antes da fundação de Portugal no ponto mais alto do monte onde se avista Espanha , foi referida no foral de D. Sancho II .É"(...) uma igreja com uma fachada do românico mais primitivo, onde no interior, os estilos se misturam ao longo dos séculos(...)" .


Desta destaca-se uma grande escadaria, que coriosamente corre de norte para sul, dando entrada , com um arco de volta perfeita a um edifício a céu aberto e um arco ogival a separar a capela-mor do corpo da Igreja.



O pavimento é repleto de sepulturas com inscrições quase ilegíveis . E nesta fotografia notas- as constantes restaurações que foram feitas nesta Igreja, na porta de entrada.

Consta que nesta Igreja esteve uma estátua de Nossa Srªdas Dores "sentada, de mãos entrelaçadas e olhos para o céu ".
Tinha também uma capela lateral, com um brasão ostentado em cima do arco.
Agora dela apenas restam ruínas...


A Igreja de S. Vicente, encontra-se à entrada Da povoação de Castelo Mendo. Simples, com apenas uma nave em formato de cruz latina, cujo arco-cruzeiro separa a capela-mor do corpo da Igreja.

Há destacar o tecto do corpo da Igreja em formato de tabuleiro, cuja pintura terá sido de mãos de artistas moçárabes, vindos de Espanha. O tecto da capela -mor apresenta uma pintura mudjar, ´em mau estdo de conservação Os altares presentes da Igreja estão decorados com talha dourada, para embelezar santos ,como Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Socorro e o Calvário.



Para além disso esta Igreja tem um pupilto em granito, forrados com paineis castanhos, sobre os quais encontra-1se uma "graciosa pintura chinesa dourada", sob o fundo dourado.

A terceira Igreja, de S. Pedro encontra em frente ao pelourinho da aldeia,datado no século XVII, cuja torre sineira, particularmente o sino, que segundo Amorim Carvalho, terá sido feito em 1437, foi alvo de admiração na Exposição do Mundo Português em Lisboa em 1940.

Para além da Igreja tinha uma relíquia : o "Missale Romanum", que teria sido a primeira edição feita em Portugal, depois de Concílio de Trento.

Observações:

___________

in: Carvalho, Amorim de, " Castelo Mendo", um conjunto Histórico a preservar, edição do autor, Abril 2000.

2 comentários:

  1. Estão bem preservadas estas igrejas. arquitetura muito interessante.

    ResponderEliminar
  2. Amiguinha:
    Um nome notável a reter: Castelo Mendo, de todos os sonhos.
    Que lindo é isto tudo aqui.
    Sublime perante a beleza de pureza e encanto.
    VOCÊ fascina, delicia e deslumbra.
    Beijinhos de majestoso respeito por tudo o que faz.
    Excelente!
    Com amizade e sempre a admirá-la

    pena

    OBRIGADO pela sua amizade de sonho.


    Linda...

    ResponderEliminar