segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sortelha: Origens e lendas ( parte 2)

"O beijo" Foto gentilmente cedida pela Capeia Arraiana

(...) De madrugada levantou-se e foi ao quarto da filha, onde não a encontrou. Entrou em pânico e foi procurá-la para o alto da torre. Tudo parecia calmo até que de repente viu a filha nos braços do príncipe árabe. A fúria foi tão grande,, que lançou um feitiço sobre os dois amantes, que de imediato desapareceram.
De manhã, para o espanto de todos, viram que no lugar onde foram apanhados os amantes, estavam duas grandes pedras, como se se estivessem a beijar.

Quando as tropas invasoras descobriram que o príncipe tinha desaparecido misteriosamente, abandonaram o cerco de Sortelha
E quanto aos penedos… ficaram conhecidos como os penedos do beijo eterno e ainda lá estão para qualquer um poder apreciar.
***** ****** ******* ********

E por hoje ficamos por aqui nesta viagem!
´


Estamos em pleno Agosto, tempo de férias e de muitas festas cheias de alegria e de tradições.
O blogue Aldeias Históricas de Portugal vai de férias e regressa em Setembro, com muita força e novidades.
****** *****
Até lá, deixo-vos sugestões de leitura e de passeio, postadas na Aldeia da Minha vida, a propósito da Blogagem Colectiva "Festas e Tradições".
*** ****** ***
Convido-vos a participarem activamente na blogagem como leitores, comentadores e votantes. Está lá um texto do blogue Capeia Arraiana, onde fala das tradições da região de Sabugal, o concelho onde se encontra inserida Sortelha a aldeia que estamos a abordar aqui.
******* *******
Há prémios para o melhor texto, melhor comentador e bloguista do mês.
Estaremos de férias, mas vamos acompanhar a par e passo esta blogagem, até dia 10 de Setembro.
Não falte a esta festa e participe, e...
.... Boas férias, se está de férias, e/ou bom trabalho, para quem não está ou já gozou as férias.

14 comentários:

  1. suzaninha, seu bloggg me é um alento. beijo.

    ResponderEliminar
  2. suzana, que bom que gostou!!!
    a finalidade do rebloggando é esta: mostrar o que conheço a quem não conhece, assim como vc faz com assuas aldeias. beijo. re.

    ResponderEliminar
  3. Viva!
    Acabei de descobrir este blogue. É fantástico como aprender a nossa história e cultura através das Aldeias Históricas de Portugal pode ser divertido e estimulante.
    Parabéns pela iniciativa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oh, Fascinante Amiga:
    VOCÊ vale ouro e o tesouro esconde-se na maravilhosa conduta da divulgação das aldeias de sonho do nosso lindo Portugal.
    Alguém agradecer-lhe-á, o seu valor imenso. Perfeito.
    Sortelha para mim é um mistério. Adorei a lenda que contou.
    Sublime de maravilhar e cativar.
    OBRIGADO pela sua amizade.
    Beijinhos agradecidos pela honra que me concebe de lê-la.
    Sempre a admirá-la e a respeitá-la.

    pena

    Bem-Haja, perfeita amiga.

    ResponderEliminar
  5. Amiguinha linda:
    O seu blogue é perfeito e muito pertinente.
    Parabéns pelo que faz com uma intencionalidade extraordinária.
    Boas Férias. Aguardo o seu regresso. Merece, plenamente.
    Beijinhos amigos de um respeito e admiração enormes...

    pena

    Bem-Haja, pela amabilidade e simpatia no meu blogue.
    MUITO OBRIGADO, terna amiguinha.

    ResponderEliminar
  6. Olá Susana, belo post...Espectacular....
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Um interessante espaço que de facto adorei conhecer, pela informação, sugestão e aspectos culturais que apresenta e que aprecio.

    Os meus parabéns

    Luis

    ResponderEliminar
  8. Olá Susana!
    É gratificante ver que ainda há alguém que se preocupa com os legados históricos deste país.
    Quanto a mim, adoro todas estas aldeias onde o granito chama por mim, já que foi dele que eu brotei.
    Ainda agora estive a passar férias aí perto da Idanha. Aldeia Sta Margarida, Orca, Zebras, Castelo Novo, Atalaia, etc. Eu nasci aí e fico mais jovem quando lá vou beber um pouco a água dos ancestrais.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Kim: Uma boa surpresa esta, saber que és idanhense! Então vai gostar mais ainda do passatempo de Idanha que está a decorrer agora na Aldeia da minha vida, um outro blogue administrado por mim.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  10. Olá Luís! Seja bem vindo e esteja à vontade para descobrir connosco as nossas aldeias. A partir da próxima segunda-feira retomaremos a nossa viagem ainda por Sortelha. Até lá, uma boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Mestre, Fernando, Pena e Requeri:

    Obrigada pela vossa presença aqui nas aldeias istóricas. Já sabem, na próxima continuamos a nossa viagem!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  12. Dou-lhe os meus parabéns por este blogue fantástico. Quantas coisas podemos aqui aprender acerca da nossa terra! Voltarei mais vezes.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Olá Susana.
    Gratopela passagem pelo meu espaço.Eu não sou productor de vinhos nem pretenções a tal.Tenho algumamas videiras que as trato com muito carinho e, tento não utilizar productos químicos após as uvas teren o temannho de uma pequena ervilha. Dá um trabalhão andar sempre a vigiá-las pois se aparece um bago doente, logo o ilemine para não não contaminar as outras. A minha colheita chega a pouco mais de 150 a 200 litros de vinho que em que não é introduzido qualquer producto químico para sua conservação. Gosto de brindar os meus amigos com uma pinga cá da casa , o que muito apreciam. Dediquei-me a esta tarefa como auto didata,consultando alguns livros sobre a especialidade o que em Portugal não se encontra muita coisa.Tenho guardadas várias amostras desde 1995. Desde essa data tenho feito algumas experiências com a mistura de certas castas, e ainda não encontrei a fórmula do meu agrado. Tudo o que faço sobre este assunto é artesanalmente. Construi um esmagador, uma prensa e, umas cubas em aço inoxidável.Tenho uma pequena cave onde faço o envelhecimento a temperatura constante. Não me tenho dao mal, pois os meus amigos apreciadores deste delicioso néctar fazem-me vaidoso. Certas ocasiões fazemos umas pequenas tertúlias, acompanhadas com esta pinga horrorosa e, saímos muito satisfeitos.Quanto á Pascoalita, é uma grande amigona. Gosto muito dela e, já tivemos o praze de conhecer-mos fisicamente. Fomos 4 almoçar, eu a minha mulher,a Pascoalita e a Cusca Endiabrada. Belo momento. Espero que voltes sempre. No próximo fim de semana vou até Caminha juntamente com minha mulher em lua de mel após 41 anos de Mariage.Um abraço João

    ResponderEliminar
  14. Linda Amiga:
    Espero que esteja a ter umas extraordinárias férias e que descanse muito. Merece-o pela ardor e dedicação ímpares colocados em tudo o que faz e faz bem.
    Beijinhos maigos de saudades.
    Nós estaremos prontos a recebê-la e a comentá-la.
    Sempre a considerá-la um Ser Humano Gigante muito importante na Blogosfera pelo extraordinário trabalho que está a encentar.
    Beijos amigos de respeito, estima e consideração.
    Sempre a admirá-la

    pena

    Um regresso rápido.
    Temos imensas saudades.

    ResponderEliminar