segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sortelha: origens e lendas



Sortelha

Foto da Olho de Turista

Sortelha é um nome, por si só, fora de vulgar.

Há várias versões que explicam a sua origem. Há quem defenda que a sua toponímia derive dum anel “Sortija” ou “Sortela”. Era utilizado num jogo medieval, uma espécie de corrida a cavalo, em que os cavaleiros tinham como principal objectivo alcançar o dito anel, com a sua lança . Um jogo que já tive a oportunidade de presenciar este ano em várias recreações de feiras medievais de Castelo Mendo, Monsanto e de Trancoso, todas elas também Aldeias Históricas de Portugal. Para exemplificar, segue-se uma fotografia desse jogo medieval muito apreciado na época.



Recriação do Jogo do anel "sortela" Foto da Olho de Turista

No entanto, há quem defenda que se trata, não do anel utilizado no referido jogo, mas segundo Viterbo, “ um anel de pedras com poderes especiais, semelhante ao anel das feiticeiras”, baseando-se na palavra ”Sortel”.

Ainda à volta da ideia de magia, segundo Marcos Osório, um arqueólogo,”o topónimo poderá derivar da palavra medieval –Sorte-, uma pequena parcela agrícola”, dada a pouca fertilidade dos terrenos, havia sempre a esperança de serem agraciados com uma sorte pequena…
Por ouro lado, há quem associe Sortelha ao formato ovalado do próprio castelo e da aldeia em si.(1)

Qualquer uma delas, são versões bem fundamentadas,… e por alguma razão o brasão da freguesia de Sortelha tem um anel de ouro com pedra de rubi, como se fosse uma aurela sobre o belo Castelo e o relevo montanhoso da região, ondeado de azul , que representa o rio Liz que aí atravessa.


Brasão de armas da antiga Vila de Sortelha
(retirada da internet)

Simpatizei com a ideia da magia, de poderes ocultos, pelo encanto que já tive a oportunidade de sentir, quando estive nessa linda aldeia… talvez por causa de ter ouvido falar da lenda do beijo eterno:

Sim, há uma lenda do beijo eterno, que irei contar já a seguir:

Foto da Olho de Turista


Conta-se que durante as lutas entre cristãos e mouros, moravam no castelo, o alcaide, a sua mulher e a filha. Todos diziam que a mulher, tinha poderes mágicos. O castelo foi muito tempo cercado por sarracenos, que pretendiam recuperar o castelo. Tanto tempo que a única distracção da donzela era espreitar, entre as muralhas, o que faziam as tropas nos seus acampamentos. Entre eles destacou-se um jovem árabe. Passava horas a observá-lo, montado a cavalo, até que um dia ele reparou nela, escondida na muralha. Começaram a comunicar-se por gestos e às escondidas, pela calada da noite, o príncipe deixava-lhe presentes, no lugar onde a via.

Foto da Olho de Turista

A mãe sentia que algo mudou com a donzela, que andava muito feliz, risonha e muito cantarola. Quando os pais começaram a falar em casar a donzela com o alcaide de Sabugal, a mãe teve a certeza que havia ali motivos para a vigiar, face a reacções suspeitas da filha.

Apesar de a vigiar, nada conseguia descobrir, até que uma noite, a jovem, recolheu-se mais cedo para o quarto, com o pretexto de sentir dores de cabeça. A mãe teve a ceteza que essa noite ia acontecer alguma coisa... (2)

O que aconteceu nessa noite... só irei contar na próxima semana.


Mas antes de terminar este post, gostaria de deixar algumas sugestões, para quem quiser passar por estas lindas aldeias, em plena época de férias, festas e muita animação para o mês de Agosto, a destacar:


Descubra outros eventos deste mês, aqui .
Agora, sim até para a próxima semana e, se está de férias, boas férias!


_________________

Observações:
Bibliografia:
(1) in: Graça, Eduardo (Direc. de), Sortelha, Carta de Lazer das Aldeias Históricas, Janeiro de 2000 (edição gentilmente emprestada pela Casa do Castelo, do Sabugal).

(2) -Ramalho, Margarida Magalhães, Aldeias Históricas, Colecção Espírito de Lugar, Edições Inapa,
2006.

3 comentários:

  1. Oh, Linda Amiga:
    Sempre me interessei pelos mistérios ocultos das nossas ancestrais e belas Aldeias de sonho do nosso maravilhoso Portugal. Está a fazer um enorme e gigantesco trabalho de recolhas históricas a elas associado de um valor precioso e imenso, amiga linda Sandra. É admirável.
    Sortelha. Uma descoberta da toponímia de fascinar e maravilhar. Como adorei. Excelente recolha de informação.
    A minha amiga tem um valor invejável e magistral pelo que efectua com dedicação, investigação e encanto.
    Parabéns sinceros. Delicioso. Soberbo.
    Encanta, sabe?
    Adorei. Excelente busca.
    Com um respeito e estima imensas.
    Beijinhos de cordial amizade.
    Fascinado...Muito!
    Sempre a lê-la, atentamente...

    pena

    MUITO OBRIGADO pela sua simpatia e amabilidade.
    Bem-Haja, fabulosa e extraordinária, amiga!

    ResponderEliminar
  2. Olá Pena:

    É de facto um trabalho de muita pesquisa, para além do contacto directo que tenho com as aldeias e as pessoas que lá vivem. Pretendo com isso criar um portfólio virtual, sobre a história de cada uma das aldeias, para que todos que nos vistam conheçam e encontrem motivos para as conhecer pessoalmente.

    Obrigada pelas palavras, Pena, sempre gentil e encantador com a suas palavras.


    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  3. Conheci hoje este blog. Fico surpreendido. Vivi algum tempo em Sortelha vou lá de visita mas as fotos fazem lembrar uma visita ao local. Sempre se mata saudades. Continuem a divulgar a Beira Interiro com novas ideias. Vamos reanimar as aldeias beirás com novos eventos e novas ideias.É preciso dar vida a esta região, levar jovens, divulgar o património e fazer visitas guiadas por quem saiba e pode divulgar a informação necessária.O património merece...

    ResponderEliminar