segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sortelha: o que te espera, depois dos momentos gloriosos?




Imagem retirada da Internet: Bracejo

Passeando pelas ruas de Sortelha, encontrámos duas senhoras, a Felismina e a Encarnação, sentadas a conversar em banquinhos de madeira a apanhar o sol da tarde, enquanto trabalhavam . Não estavam a fazer rendas, nem arraiolos, como é normal por estas bandas. Estavam a fazer pequenos guarda-joias, cestinhas, entre outros objectos de decoração em bracejo, para vender aos turistas. O bracejo é uma planta que recolhem no campo e, com a ajuda da ráfia e da agulha, entrelaçam-na tranformando nesses singulares objectos. Dizem ser uma forma de se entreterem e de ganharem algum dinheirito, já que as suas refomas são tão pequenas. Em conversa , ficámos a saber que são poucas as pessoas que neste momento habitam no arrabalde, onde foi inicialmente erguida a aldeia: apenas 8: são 7 adultos e uma criança.

O que aconteceu àquela gente que já encheu a aldeia de alegria e de muita vida? Disseram elas que tiveram que sair, em busca de trabalho...alguns resolveram afixar-se no Fundão, outros em Lisboa e muitos no estrangeiro. Agora só voltam para passar férias no verão.

Uma realidade semelhante a tantas outras aldeias do interior... em que a aldeia já foi um lugar fundamental para a consolidação da independência, em relação ao Reino de Leão, e incentivado para o seu povoamento e afixação, pelo rei D. Sancho I. A partir de 1181, foi reconhecida pelo seu neto, D.SanchoII, com a atribuição do primeiro foral .

A construção do seu castelo, a 800 metros de altura , apesar da sua conclusão tardia(sec.XIII), confirmou a sua importância, enquanto ponto estratégico para a defesa do território, face às condições naturais que oferecia para uma vigilância mais eficaz, em relação aos nossos vizinhos, que muito cobiçavam esta aldeia.

Feito o Tratado de Alcanises, Sortelha passou a ser oficialmente integrada no nosso território, tal como todo ribacoa, perdendo assim a sua importância estratégica. Ao logo de vários séculos o Castelo foi alvo de várias obras e restauros, especialmente durante o reinado de D. Manuel I, que lhe devolve a sua importância com a promulgação de um novo foral em 1510 e a colocação do seu pelourinho.

O último grande momento de Sortelha terá sido no século séc. XIX, com as invasões francesas, em que parte da muralha caiu, durante as lutas aí travadas.

Hoje o Castelo é considerado Monumento Nacional, para além da aldeia ter sido classificada como Aldeia Histórica de Portugal.

Agora, Sortelha tem sido fonte de inspiração de grandes nomes, como Saramago, onde predomina o sossego, a tradição, a calma, a ruralidade, a genuidade, em cada rua, em cada casa, em cada janela.
A memória, o legado heroicamente conquistado com sangue e suor é uma marca bem presente em cada pedra deste lugar.

Aqui é possível imaginar o quotidiano simples dos seus habitantes, que se levantam para tratarem das suas hortinhas no arrabalde até ao final do dia. Ao serão, em pleno Inverno, aconchegam-se no interior das suas casinhas de granito, enquanto se aquecem à lareira, ouvem histórias misteriosas de mouras encantadas e tesouros escondidos, contadas pelos mais velhos anfitriãos.

Agora, deixo esta pergunta, com que iniciei toda esta prosa, para quem quiser comentar:

Sortelha: o que te espera, depois dos momentos gloriosos?

2 comentários:

  1. Estimada e Admirável Amiga:
    "...Passeando pelas ruas de Sortelha, encontrámos duas senhoras, a Felismina e a Encarnação, sentadas a conversar em banquinhos de madeira a apanhar o sol da tarde, enquanto trabalhavam . Não estavam a fazer rendas, nem arraiolos, como é normal por estas bandas. Estavam a fazer pequenos guarda-joias, cestinhas, entre outros objectos de decoração em bracejo, para vender aos turistas. O bracejo é uma planta que recolhem no campo e, com a ajuda da ráfia e da agulha, entrelaçam-na tranformando nesses singulares objectos..."

    Os hábitos e costumes destas gentes valiosas tem que perdurar. Têm que ser alvo de atenção dos mais novos, gosto, apego à terra que os viu nascer.
    Brilhante e comum no nosso povo das aldeias, cujas tradições ancestrais dão lugar inevitável à busca de um melhor sustento.
    Penso que na minha Aldeia-Natal irá ficar desertificada dentro de 5 ou 6 anos, até me apetece chorar quando vou lá.
    Há algo a fazer de urgente, sabe notável amiguinha. E, VOCÊ, fá-lo com brio e beleza.
    Quaquer dia vou a Sortelha que desconheço.
    Sempre a admirar o seu trabalho fabuloso de uma importância imensa que devia ser recompensado...
    Com respeito, sinceridade e pleno de solidariedade e humanismo imensos...
    Beijinhos amigos de admiração pela sua atitude extraordinária.

    pena


    Excelente! Ímpar, amiga valiosa.
    Bem-Haja!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Pena,
    Desculpe o atraso em responder. Estamos a concentrar todas as energias no nosso projecto que em breve vamos desvendar a todos ...
    Fico muito agradecida pelas suas palavras amigas e de reconhecimento. Nem sei o que lhe diga, pois fiquei tão surpreendida com elas...

    Há algo em mudança: há novas pessoas a habitar em uitas Aldeias e há um Turismo de Interior que floresce e está a levar pessoas a visitar e a conhecer as nossas Aldeias ... não fique pois tão triste.

    Beijos!

    ResponderEliminar