terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Era uma vez...

(...) Uma vila esplendorosa envolta por um barco de pedra. Suspiros e prantos. São as donzelas esperando o príncipe no seu castelo. Uma noite, nasceu uma dama especial. Ouviu-se sussurrar pelas vielas: “ a menina tem pés de cabra!” Marialba seria o nome marcante, legado pela jovem. O príncipe apenas deixaria o registo de um Marquês, grande cavaleiro. Debaixo de cada pedra, ficaram ainda crónicas e saudades guardadas pelo enigmático e lendário castelo…


Inserida no concelho de Mêda (distrito da Guarda), entre o Planalto Beirão e o Baixo Douro, encontra-se Marialva , terra do Marquês e da Dama, distinguida como Aldeia Histórica de Portugal.

No primeiro instante, o nosso olhar fixa-se na montanha de escarpas de granito, onde se encontra ancorado o seu belíssimo castelo. À medida que nos aproximamos do lugar, sente-se uma magia no ar. As ruelas, emolduradas com casas de balcão em pedra, convidam-nos a mergulhar no ambiente rural característico das Beiras. As senhoras sentadas nos seus banquinhos de madeira , põem a conversa em dia, enquanto o sol as reconforta com o calor do Outono. O rosto enrugado esconde sabedoria de gerações e as mãos calejadas mostram a dureza do campo. Para completar o quadro com cores alegres, não faltam as abóboras no alto dos muros de pedra, onde passa a pastora diariamente com as suas ovelhas . Mas o melhor ainda está para chegar ! Dentro do castelo, na cidadela, espera-o um mundo à parte, um autêntico Museu-Jardim natural!

As perfumadas malvas e as centenárias oliveiras, convidam-no a sentar-se para apreciar e sentir toda a envolvência e emoção do lugar. Está recheado de histórias de encantar e de acontecimentos heróicos, onde as pedras são a nossa testemunha mais directa. Parecem falar a quem passa, como aquela que Saramago escolheu para as suas sábias palavras ”(…)Experimente quem o lê ver-se assim, e venha depois dizer como se sentiu. (…)”

Siga o conselho do Nobel e venha descobrir este belíssimo lugar! "

Susana Falhas, Directora da Olho de Turista
In: Revista Caixa Agrícola, Dez. 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário