segunda-feira, 2 de março de 2009

Por falar de condes e marqueses de Marialva...

Em Marialva começou por haver um condado, criado em 1441, na pessoa de Vasco Fernandes Coutinho. Foi Marechal do reino com acção militar sobre as terras de fronteira na região de Riba Côa, mas não deixou boas lembranças pela região… senão criar alguns conflitos, um pouco violentos por terras de Pinhel…



Após a extinção do título e da família Coutinho, é instituído o marquesado no séc. XVII a D. António Luís da Cunha ou de Menezes (primeiro marquês de Marialva e terceiro conde de Cantanhede).

Armas dos Marqueses de Marialva (retirado da internet)


D. António Luís de Menezes foi um dos elementos mais activos aquando a Restauração da Independência (1640), participou na defesa da Beira, na qualidade de Mestre-campo da infantaria, para além de outras batalhas contra os Castelhanos, sendo distinguido na batalha do Ameixial e na libertação de Évora, em 1663.
Após o falecimento do 6º Marquês de Marialva a sucessão terminou, sendo a casa de Marialva incorporada na dos Duques de Lafões.



O nome dos Marqueses de Marialva liga-se ao toureiro, mas na realidade, em Marialva nunca houve a tradição da tourada. Isso explica-se pelo facto da família ter origens do Alentejo e Ribatejo, para além de serem também senhores de Cantanhede.
Na realidade, a família dos Marqueses de Marialva só vieram buscar o título e o rendimento, por estas terras…



D. António Luís de Menezes, 1º Marquês de Marialva,

(foto retirada da internet)



Depois desta pequena lição de história, nada melhor do que olhar para Marialva, na sua versão mais actual, que se encontra na chamada Devesa, onde grande parte da população reside actualmente:



E por hoje, já viajámos imenso!
Proponho ficarmos por aqui, para seguirmos (na próxima segunda-feira) rumo para uma nova aldeia, a norte de Marialva…
Convido-o a espreitar… para adivinhar a aldeia que vamos conhecer!
Até à próxima segunda-feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário