segunda-feira, 4 de maio de 2009

A queda de um castelo

Seguimos para outras bandas, em direcção às ruínas do antigo castelo de Almeida.

É verdade! Em Almeida antes de construirem a Praça Forte em formato de estrela , existia um castelo quinhentista , com uma torre de menagem e uma muralha .Tendo origem árabe, as fundações terão sido reaproveitadas para ser erigido um castelo medieval no tempo de D. Dinis. O castelo foi sofrendo várias remodelações e ampliações ao longo dos tempos: em 1369, a mando de D. Fernando e no tempo de D. Manuel I. Imagem retirada da internet


A muralha do castelo tinha duas cinturas, sendo a interior em forma de trapézio rectangular, com apenas uma porta para o exterior, que atravessava o fosso, e quatro torres arredondadas.



Imagem retirada da internet


Durante o domínio Filipino, o castelo entrou em decadência, pela falta de cuidados e de conservação do mesmo. Após a restauração da Independência, no reinado de D. João IV, dada a ineficiência do castelo, houve a necessidade de se construir um novo sistema defensivo baseado no modelo abaluartado, sob o projecto do engenheiro francês Antoine Devilhe. Essa construção apenas ficou concluída no século XVIII, da qual resulta a fortaleza em formato de estrela, considerada como "um dos maiores expoentes da arquitectura militar abaluartada em Portugal".



Do castelo medieval, actualmente encontramos apenas ruínas , onde apenas se reconhece a planta e o fosso original devido a uma violenta explosão de pólvora armazenada no recinto, aquando da terceira invasão francesa.

O mesmo destino teve a antiga Igreja Matriz, que ficou totalmente destruída. Sobre as ruínas da Igreja foi alçada a Torre do Relógio.

Segue-se caminho em direcção à Pousada de Nossa Senhora das Neves. Trata-se de um edifício recentemente remodelado para prestação de serviços de hotelaria e de restauração, que foi erguido sobre o antigo Quartel de Cavalaria, também denominado de Santa Bárbara. Esse antigo quartel terá funcionado até 1927, quando o último Esquadrão de cavalaria abandonou a Almeida.

Escultura da Senhora das Neves à entrada da Pousada

Bem, a visita está muito agradável, mas convido-os a repousar um pouco nesta pousada. Sugiro-vos a continuar a visita por Almeida na próxima segunda feira.

Até lá, desejo a todos uma óptima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário