segunda-feira, 27 de julho de 2009

Um primeiro olhar sobre a aldeia de Sortelha

Entrada  de Sortelha
Depois de sairmos de Castelo Mendo  e  chegarmos a Sortelha, o nosso olhar de turista prende-se à imagem soberba e grandiosa do seu castelo, erguido num esporão granítico, entre o cabeço de São Cornélio e a serra da Opa.

 Saramago passou por lá e com seu olhar, que já viu tudo um pouco por este mundo fora, escreveu  sobre Sortelha, assim:

"Tudo nestas paragens são grandezas, mas para Sortelha, aldeia de sortilégio, não se encontrará comparação fácil."
Castelo e paisagem envolvente
Foto Olho de Turista

"(...) Entrar em Sortelha é entrar na Idade Média (...). O que dá o carácter medieval a este aglomerado é a enormidade das muralhas que o rodeiam, a espressura delas, e também a dureza da calçada, as ruas íngremes, e, empoleirada sobre pedras gigantescas, a cidadela, último de sitiados, derradeira e talvez inútil esperança. Se alguém venceu as ciclópicas muralhas de fora, não há-de ter sido rendido por este castelinho de brincar."
                                                                                                  in Saramago, José,"Viagem a Portugal "(1)

                                                Uma das muralhas referidas por Saramago
                                                                Foto Olho de Turista
Como Saramago, também eu fiquei rendida aos seus encantos, num primeiro olhar sobre toda  a sua  envolvência paisagistica, patrimonial e humana  concentrada nesta simpática aldeia.
O "caracter medieval" que Saramago nos fala está presente em cada pedra granítica, em cada rua, em cada casa que passamos ... e quando chegamos ao ponto mais alto do castelo, conseguimos imaginar a verdadeira paixão dos nossos heróis por este lugar, por esta  paisagem soberba, de cortar a respiração.
Rua da aldeia
Foto Olho de Turista
Para a próxima semana, convido a mergulhar na sua História, com cuiriosidades, como a origem da sua toponímia.
_______________
Observações:
(1) : In:Saramago, José, "Viagem a Portugal", 17ª edição, Caminho, 1998.

2 comentários:

  1. Olá Susana;

    Entrei no seu blog para dar uma informação e fiquei encantado com o que vi. Não conheço a aldeia de Sortelha e pelas fotos vejo que é um passeio maravilhoso de história. Quem sabe valerá a pena no futuro um passeio de bloguers...

    O motivo de vir aqui, é que vi no blog da Laura o seu interesse em participar num fim de semana de Setembro no encontro de bloguers no Douro e que começa em Viseu.

    Como não consegui entrar no seu mail, a Susana manda-me o seu mail para o meu ( obribster@gmail. com ) e lhe darei todo o programa. Não é um passeio privado, antes pelo contrário, o objectivo é de nos conhecermos todos melhor e fomentar-mos uma amizade real e não apenas virtual.

    Com as melhores saudações.

    Osvaldo

    ResponderEliminar
  2. Portugal é tudo de bom.Quisera eu poder estar aí. Eu amo Portugal.

    ResponderEliminar