segunda-feira, 30 de março de 2009

Um dos mosteiros mais antigos de Portugal:


Deixamos a aldeia de Castelo Rodrigo para conhecer o famoso Mosteiro de Santa Maria de Aguiar ,situada sensivelmente a dois km da aldeia.

Foi fácil chegar ao destino e à porta do convento encontrámos um senhor, que nos fez a visita guiada, contando histórias sobre o Mosteiro e a região envolvente.

Ao entrarmos na Igreja do convento, ficámos maravilhados pela sua arquitectura gótica e manuelina, dos seus esplêndidos pilares, arcos, ogivas e capitéis que compõem as três naves, cuja magnitude é comparável aos conhecidos Mosteiros de Alcobaça e da Batalha.
À medida que íamos observando, íamos ouvindo a grandiosa história do Mosteiro.

Sendo um monumento do século XII, “é um dos mais antigos mosteiros cirtercienses de Portugal e, por ventura um dos mais representativos do protagonismo dos frades bernardos no povoamento e colonização das terras recuperadas aos mouros na reconquista cristã. De configuração sóbria e austera, é um dos mais acabados exemplos do espírito monacal de S. Bernardo e um raro testemunho da primitiva arquitectura de Cister em Portugal.(2)”

Segundo Júlio Borges(3), “(…) é ainda uma incógnita a data certa da fundação do Convento. Alguns historiadores defendem que o seu fundador foi Fernando II, rei de Leão, em 1165, outros alegam que tal se deveu a D. Afonso Henriques, pela carta de couto de 1174”.

O que é certo é que os monges beneditos resistiram e mantiveram-se fiéis ao rei e às populações, mesmo em tempos de guerra desde os tempos da reconquista, as invasões francesas, às guerras liberais, das quais sofreram destruições e roubos. Conseguiram acolher peregrinos de Santiago, que vinham confirmar a devoção a Nossa Senhora de Rodamacor e à imagem de Santiago “mata-mouros”.

A missão dos beneditos acabou no tempo da rainha D.Maria II, que por obra do “mata-frades”, o Marquês de Pombal, foram obrigados a abandonar o Mosteiro e foi encerrado.
____________
(3) in : Borges, Júlio António, "Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo: A natureza,o Homem e a arte- roteiro turístico cultural ", ed. Município de Figueira de Castelo Rodrigo, 2007.

1 comentário:

  1. Creio, Suzana, que disse a vc outro dia que está me fazendo passear por Portugal, mostrando história em fotos e fatos. Beijos.

    ResponderEliminar