segunda-feira, 11 de maio de 2009

Almeida…e a lenda da mesa com pedras preciosas…



Existem várias versões, quanto à sua origem: “uns, consideram que Almeida deriva da palavra árabe AL MEDA ou Talmeyda, que significa Mesa, devido à povoação se encontrar localizada num planalto. Para outros, o topónimo deriva da palavra Atmeidan, que significa campo ou lugar de corrida de cavalos, acontecimento que os árabes realizavam regularmente.(1)”


O facto da palavra iniciar-se com a sílaba “AL”, parece dar mais credibilidade à primeira versão, reforçada por uma lenda local que conta que teria existido uma mesa cravada de pedras preciosas, da qual terá dado o nome à terra.



Mas existe uma outra lenda de Almeida da princesa Isabel, uma filha bastarda de D. Fernando, que casou com o Afonso filho bastardo do rei de Castela, para reforçar laços de amizades entre os dois reinos

Para a próxima semana continuaremos a visita até à Casa da Roda dos Expostos que existe em Almeida (tem ideia do que será?) e contarei mais pormenores sobre esta última lenda.




Até lá, tenha uma boa semana e não se esqueça de se increver na blogagem colectiva!

2 comentários:

  1. Oi Susana:

    Parabéns pelo blog. Magnífico.
    Se precisar de ajuda para divulgar, monetizar,optimizar, etc. é só me contactar.
    Vejo que gosta muito de Portugal, das suas tradições, das suas aldeias e também notei que gosta de promover a parte turística de Portugal.
    Se estiver interessada gostaria de lhe propor contribuir para o meu Blog "Paisagens de Portugal" com os seus artigos e incutir também nele um cariz turístico. Se gostar da ideia é só me contactar por E-Mail: joaopinheiro1973@gmail.com e eu lhe darei mais informações.

    Até já.

    ResponderEliminar
  2. Cara Susana

    Fui parar por casualidade ao seu Blogue, que o achei muito interessante, nomeadamente por preencher alguns momentos de história de Portugal.
    Por acaso já falei também, na RODA DOS EXPOSTOS, quando me referi ao Hospital de Todos os Santos em Lisboa.
    Os meus sinceros parabéns!
    APS

    ResponderEliminar