segunda-feira, 11 de maio de 2009

Convocatória : Blogagem Colectiva Aldeia da minha vida


No dia 10 de Junho. comemora-se o dia de Portugal , o dia de Camões, bem como o das Comunidades Portuguesas no Resto do Mundo.

Proponho comemorar este dia tão importante para todos os portugueses de uma forma diferente:
Convido todos os leitores e amigos para participarem na primeira Blogagem Colectiva “ A aldeia da Minha Vida ” nos dias 9 e 10 de Junho de 2009.
A Blogagem está aberta a todos, sejam bloguistas ou não. Para saber como, clique aqui

Pretende-se que todos os participantes produzam um texto sobre uma aldeia portuguesa, de qualquer ponto do país. O texto deve ser original, constando o nome verdadeiro da aldeia , acompanhado com uma fotografia ou filme, ou slides que possam dar a conhecer a sua escolha.

O melhor texto será premiado com um fantástico fim de semana em Monsanto, a Aldeia mais Portuguesa de Portugal, do concelho de Idanha-a-Nova.
Trata-se de uma oferta da Pousada de Monsanto , uma Pousada de Portugal:






- Alojamento e pequeno almoço, de sexta-feira a domingo para duas pessoas.
Reserva sujeita à disponibilidade das datas pretendidas.

Para saber mais sobre a pousada, clique aqui.

Em caso de dúvidas, envie um email para:


Para saber mais, como participar, clique no livro virtual "Aldeia da minha vida"

Participa, divulga e colabora. Comunica e convida os teus amigos.
Conto contigo!
__________
Nota: Imagens retiradas da Internet

7 comentários:

  1. A "Aldeia da minha vida" está agora muito longe de mim. Mas vou colaborar com uma que certamente não conheces :)
    Vou divulgar a iniciativa no .Blog
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Que bela ideia Susana.
    Eu vou participar e divulgar no portugalnotavel.com
    Apenas não vou colocar a fotografia na barra lateral, porque em Wordpress, era necessário código HTML.
    Mas ponho no post com miniatura no scroller, o que ainda dá mais impacto.
    Espero ganhar porque adoro Monsanto e vou escrever...não digo é supresa (duas pistas: não é Aldeia Histórica, mas é das aldeias que eu mais gosto em Portugal e fica ao pé de ti...; qual é? qual é?

    ResponderEliminar
  3. SUSANA

    Já te informei que podes contar com a minha participação.
    Como disponho de quase um mês, não há a menor razão para não participar nessa tua iniciativa tão válida.
    E, francamente, felicito-te por a teres tomado.

    Um beijo com toda a admiração por ti.

    ResponderEliminar
  4. João,Castela e Jorge obrigada pelas palavras ! Conto então com vocês!
    Ainda hoje vou colocar uma lista dos participantes.
    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  5. Maria Clarinda Moreira16 de maio de 2009 às 01:28

    Olá Susana!

    Muito obrigada pela tua visita ao Fórum Almeida em http://forumalmeida.blogspot.com/ , pelo interesse que tens dedicado a Almeida, bem como as aldeias históricas como um todo!

    Demorei um pouquinho a responder-te, para dedicar alguma disponibilidade a apreciar as iniciativas que estás a dinamizar neste blogue. De facto, é importante que as sinergias e esforços se juntem para uma maior sensibilização e divulgação do rico património histórico das nossas aldeias históricas. Parabéns pela energia depositada, pelo “atrevimento” de sair da casca e pela perspectiva determinada! Não esmoreças. É preciso mais pessoas como tu.

    Nós também pensamos que é importante o universo de aproximação digital para que uma aproximação efectiva entre as pessoas e as comunidades possa começar a acontecer. De momento, estamos a tentar isso mesmo no nosso espaço, apelando a uma maior consciencialização do risco das febres interventivas sobre o legado histórico, que se podem tornar descaracterizadoras. Se queremos valorizar o que é genuíno e único, não podemos permitir que as camadas mais modernas se sobreponham de tal forma às mais antigas que se perca a alma do lugar. Com isto, não se pretende impedir a adequação aos tempos actuais, como se alega frequentemente para tentar branquear as opções geralmente tomadas contra o sentir local das pessoas. A realidade mais profunda acaba sempre por saltar à vista, tornando-se uma evidência.

    Para obviar, é preciso que a mensagem passe entre os cidadãos, sem distorsões nem superficialidades: haja boa vontade e determinação de todos os que se sentem parte de uma cultura! E as pessoas de cultura têm o dever de pugnar pelo bem colectivo. Para não cairmos na barbárie dos interesses individualistas.

    Neste momento, temos em Almeida uma luta difícil, mas convicta, com muitas frentes, pelo património físico e humano, procurando pugnar por alternativas de maior respeito pela identidade local. Penso que o esforço é (deverá ser) comum.

    Lusofonia apaixonada pelos nossos recantos únicos humildes e esquecidos, tantas às vezes à mercê das aves de rapina que não vêm do céu, mas da terra, juntem-se a vossa à nossa voz! Se hoje parecemos poucos, a verdade é que somos cada vez mais!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Cara Susana,
    Muito obrigado pela visita ao meu blog e pelo amável convite para participar nesta excelente iniciativa.
    Infelizmente, nesta altura estou “afogado” em compromissos e não poderei participar, mas já coloquei uma entrada no blog sobre Algodres a divulgar o evento.
    Parabéns e votos de muito sucesso!

    ResponderEliminar