segunda-feira, 4 de maio de 2009

Uma pausa para o almoço

Como dissemos na semana passada, decidimos fazer uma pausa para o almoço, antes de continuarmos a visita pelo Picadeiro D´El Rei.

A gente cá da terra, de Almeida recomendou-nos um restaurante, o "Granitus" localizado fora das muralhas, em frente à porta de S. Francisco e ao Largo 25 de Abril.

No caminho para lá, passámos por uma rua muito curiosa, onde encontrámos, por acaso o Sr. Júlio Monteiro a abrir o portão da sua garagem, onde não deixámos de olhar, com admiração. O interior da garagem está completamente forrado com peças antigas , como alqueires, chaves, ferraduras entre outras, de variados tamanhos e feitios. Trata-se de uma colecção particular, com mais de cem peças, de entre as quais se destaca a mais antiga com a data de 1850.
Ora vejam:


É preciso ter muita dedicação e gosto para ter uma colecção destas em casa! Que continue, por muitos anos a coleccionar estas relíquias fora de série. Quem sabe, poderá nascer daqui um museu, para todos apreciarem esta imensa colecção.
Vamos deixar o Sr. Júlio para irmos então almoçar!

Cá estamos nós , bem instalados nesta casa cor de rosa “Granitus”, mesmo para um almoço de reis: Como éramos três , pedimos a seguinte ementa:
Começámos por deliciar-nos com uma sopa de legumes, em seguida escolhemos dois pratos, Nacos de Vitela (1 dose) e Bacalhau com molho de camarão (1 dose) acompanhados com um bom vinho tinto da região (da cidade de Pinhel):


Humm… que cheirinho…dá água na boca… vejam ( os olhos também comem):
Para sobremesa escolhemos uma mousse de laranja e um Doce da Casa e tomámos um cafezinho.

Tudo isso, valeu bem os euros que gastámos. Para um casal seriam 28,50 € .
Bem, depois deste delicioso almoço, estamos prontíssimos para continuar a nossa visita, em direcção ao Picadeiro D´El Rei, que se segue já no próximo post.

4 comentários:

  1. HUUUUMMMMM!!!!! Que sabor!!!!!
    Muito bem....!!!!Que bonitas as reliquias do Sr. Julio. É mesmo preciso ter muito gosto para coleccionar estas coisinhas tão interessantes e antigas!
    Parabéns por compartilhar connosco . Fico com água na boca! eheheheh
    Olhe Susana, não consegui enviar-lhe os meus trabalhos em pps sobre lugares de Portugal e não só, vem tudo para trás. Será o contacto que já não é o mesmo?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Como filha do Sr.Júlio, devo confessar-vos que me sinto muito orgulhosa ao ver estas fotografias. É, de facto, com muita dedicação que o meu pai colecciona aquelas peças. Convido todos a passar por lá que a garagem está sempre aberta para qualquer espreitadela...
    A vocês, muito obrigado pala vossa simpatia.
    Anabela Monteiro

    ResponderEliminar
  3. Anabela: Seja bem vinda a este cantinho, que também é o seu, enquanto natural de uma das aldeias históricas.

    Foi com muito prazer e admiração que falámos aqui sobre a belíssima colecção do seu pai, que logo se prontificou a mostrá-la, com grande orgulho,como se fossemos amigos de longa data. Agora que a garagem do seu pai está a distância de um pequeno clique, sempre pode mostrar estas fotografias e este post aos seus amigos e colegas.

    Agradecemos o seu comentário e será sempre vem vinda, sempre que desejar passar por aqui.

    Cumprimentos, Susana

    ResponderEliminar
  4. Que felicidade ver que, gente insuspeita fala assim da Nossa linda e única, Almeida.

    Passem esta mensagem por favor.... assim fosse com todos os que desta terra se aproveitam

    Francisco Afonso
    Malpartida- Almeida

    ResponderEliminar