segunda-feira, 1 de junho de 2009

Origens de Castelo Mendo

Foto: OLHO DE TURISTA, LDA


Castelo Mendo é uma terra com uma longa História, cuja passagem humana deixou a sua marca, ainda que intercalada de sucessivos abandonos.


Começou por ser um castro neolítico, que inicialmente se transformou num “oppidum” romano, seguindo-se num castro lusitano, que por sua vez foi convertido numa fortaleza durante a reconquista cristã, como “ base de ocupação militar e de centro político e administrativo” (1).
Mas a verdadeira origem do nome " Castelo Mendo" continua incógnita, pois há quem considere que a primeira povoação tenha surgido na "baixa". Pensa-se que a terra não se chamaria, inicialmente, Castelo Mendo, mas teria sido assim baptizada com o nome do seu primeiro alcaide "Meenedus Menendi", que foi último a assinar o primeiro foral concedido por D. Sancho I, em 1229.


Foto: OLHO DE TURISTA, LDA


" No subconsciente local ainda hoje se mantém vivo o alcaide D. Mendo Mendiis que tinha por função tomar a si a defesa do castelo que lhe tomou o nome : Castello Menendo. Numa parede do velho tribunal está aplicada uma gárgula a que o povo denomina de «o Mendo». (...) a menda, esta encontra-se em parede fronteira ao citado edifício do Tribunal e Porta de D. Sancho que ostenta orgulhosamente, na sua base, o símbolo heráldico d’El Rei que lhe deu o foral".
São "(...) símbolos anatómicos do homem, desse herói povoador que desbravou Riba Côa na convicção de afirmar Portugal, unindo-se conceitualmente ao sonho de um rei!..."(2)

_____________
Observações:
(1) Carvalho, Castelo Mendo, um conjunto histórico a preservar, edição do autor, 2ªa edição, 2000.
(2) Borges, Mouzinho, Castelo Mendo: o sonho de um rei, Câmara Municipal de Almeida, 1998.

5 comentários:

  1. Pelas fotos, o castelo parece ser muito bonito. Deve ter uma bela paisagem ao redor!?

    ResponderEliminar
  2. Alexandre: Pode querer que a paisagem é lindíssima, cheia de montanhas,com vista para a Serra da Estrela e para as terras espanholas.

    Obrigada pela visita e comentário.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  3. susana meu avo era de castelo mendo e ainda existe pessoas que moram lá e conheceram o meu avo , eu tambem estive la pude constatar como o lugar é lindo a historia de castelo mendo é deslumbrante o museu que lá existe faz a gente viajar no tempo a igreja e maravilhosa e costumam tocar ate o sino e é impresionante a dedicação que as pessoas tratam os visitantes
    espero poder um dia voltar novamente
    abraços
    Aparecida

    ResponderEliminar
  4. Susana, pode CRER que quero revisitar o sítio. É lindo.

    ResponderEliminar