segunda-feira, 1 de junho de 2009

A primeira Feira Medieval Portuguesa...

imagem retirada da internet


...Nasceu em Castelo Mendo!
Castelo Mendo tinha uma importância estratégica para a defesa das terras da margem esquerda do rio Côa, especialmente dos castelhanos. A fim de atrair população a esta terra para ser defendida, em 1229, D. Sancho II tem a preocupação em atrair clérigos, leigos com a criação de privilégios, de regalias e de condições para facilitar a fixação da população.

Desde modo, concede o primeiro foral à povoação, transforma-a numa fortaleza e, a fim de desenvolver a economia local, institui aí a primeira feira medieval portuguesa (quadrimestral) com a duração de oito dias de cada vez, na Páscoa, pelo S. Jorge (no Verão) e pelo S. Miguel (no Outono), bem como o mercado semanal. Essas três épocas traduziam-se nos momentos mais altos e propícios para as transacções comerciais de “animais da região, suas crias e produtos derivados. De entre eles, as peles, a lã, o queijo, bem como os cereais próprios do início e do fim do verão”. (1)

Foto: OLHO DE TURISTA, LDA


Foto: OLHO DE TURISTA, LDA


Para incentivar a ida aos mercados e feiras da vila, o rei concedeu” períodos de paz de 24 dias," ficando assim os perseguidos pela justiça, isentos de responsabilidade civil e criminal durante esses dias. Por outro lado, a vila também era um couto de hominizados, onde os perseguidos pela lei podiam se estabelecer na vila livremente desde que cumprissem determinadas regras.

Foto: OLHO DE TURISTA, LDA

Essa protecção ainda continuou no tempo de D. Dinis, que confirma o foral de D. Sancho II e dá a Castelo Mendo uma nova Carta de Feira, onde passa a haver uma feira anual de 15 dias, entre finais de Abril e princípios de Maio, mantendo-se a protecção dos feirantes. Infelizmente estas feiras perderam importância e grandeza e acabaram por morrer.
________
Observações:
(1) in: Carvalho, Amorim, "Castelo Mendo, um conjunto histórico a preservar", edição do autor, 2ªedição, 2000.

Sem comentários:

Enviar um comentário