segunda-feira, 27 de abril de 2009

É pura ilusão...ou estamos em plena invasão francesa...

Quem é este moço a guardar diligentemente a fortaleza de Almeida?
Será ilusão, ou demos um salto de duzentos anos , para trás!...




Não se assustem! É apenas um manequim…vestido com um uniforme usado no tempo das Invasões Francesas, que curiosamente fazem agora 200 anos, que aconteceram… (Mais à frente falaremos sobre isso).
Isto é apenas uma brincadeira, mas quando estamos a caminhar em direcção à Porta de S. Francisco, ao longe pareceu-nos mesmo um moço vestido a rigor e em sentido, junto daquela cabine... Engana qualquer turista que aí passa...Está engraçada a ideia, não está?



No interior da Porta de S. Francisco, encontramos um dos quartos de guarda , que foi convertido para o Centro de Estudos de Arquitectura Militar(CEAMA), onde é possível desenvolver investigação na área da História Militar sobre Almeida, assim como encontramos, já em funcionamento o Museu Histórico Militar e uma sala de conferências, onde tivemos a oportunidade de visualizar um filme bastante interessante sobre esta simpática vila de Almeida.

Foto:Museu Histórico Militar

Agora vejam, este portão de ferro... cuidado…ainda funciona…



Bem , esta visita está muito interessante…mas o tempo insiste em passar e já chegou a hora de almoço…queriamos ainda aproveitar para visitar antes o Picadeiro DEl Rei…mas aqui a pontualidade britânica é cumprida diligentemente na hora de fechar...

Paciência…voltamos à tarde…Por agora vamos almoçar num simpático restaurante que há numa lindíssima casa cor-de-rosa, mesmo em frente às portas de S. Francisco…

Adiantarei mais pormenores na próxima semana.

Marcamos então encontro, mais uma vez para a próxima segunda-feira, para continuarmos a nossa visita por Almeida.

Uma boa semana para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário