segunda-feira, 27 de abril de 2009

Edifícios emblemáticos de Almeida

Na praça da Liberdade da vila , onde encontramos a actual Câmara Municipal de Almeida, cujo edifício foi construído de raiz em 1791 para o Corpo da Guarda Principal. É considerado um dos mais monumentais e emblemáticos edifícios dos Corpos de Guarda, pela sua peculiar arquitectura: “ caracterizado pela severidade do traçado, apresenta uma fachada marcada pelo átrio de tripla arcada seccionado por pilastras de ordem toscana”(1).



Tem ainda outra particularidade: um brasão fora de vulgar, cujos adereços demonstra a importância da vila, como uma das praças militares mais importantes do reino: Brasão real, com um canhão, pólvora, um barril de pólvora e um tambor, utilizado por soldados ( Mestre- música).


Mesmo em frente , encontra-se um edifício de finais do séc. XVII que já teve diversas funcionalidades: começou por ser a Vedoria Geral da Beira ( um equipamento militar que assegurava a gestão financeira das Praças de Guerra(2) ); passando a Casa dos Governadores e actualmente funciona aí o Palácio da Justiça.

Agora, o ponto de interesse que se segue é nas Portas duplas de S. António…no próximo post.
___________________
Notas :
(1) segundo Anastácio de Sousa e Miranda e Miguel Luís Jacob

(2) Coronel Engenheiro Velho de Azevedo; Sargento-mor Engenheiro Miguel Luís Jacob.

Sem comentários:

Enviar um comentário