segunda-feira, 6 de abril de 2009

Figueira de Castelo Rodrigo:

Depois desse mergulho na História de Castelo Rodrigo, sugiro seguirmos viagem , em direcção à vila de Figueira de Castelo Rodrigo, actual sede do concelho, com cerca de 9 mil habitantes.



Inicialmente era uma aldeia, freguesia de Castelo Rodrigo,, chamada Figueira de S. Vincente, onde os mercadores instalavam as suas tendas, uma vez que era um local amplo e mais agradável para desenvolver o comércio, do que em Castelo Rodrigo.
“(…)Por decreto de 25 de Julho de 1836, a Rainha D. Maria, extingue a sede do concelho (Castelo Rodrigo) e passa esta freguesia à categoria de concelho, adoptando o nome de Figueira de Castelo Rodrigo para que perdurasse na memória dos povos a existência da antiga sede” (1).

A Vila de Figueira de Castelo Rodrigo brinda-nos com vários pontos de interesse turístico. As suas paisagens estão repletas de belos atractivos. A mãe natureza contemplou aquela vila com inúmeras paisagens deslumbrantes, como as amendoeiras em flor, que a partir do final de Fevereiro dão cor ao concelho e atraem muitos turistas.


Foto retirada da internet

Durante este período são inúmeras as excursões que demandam terras Figueirenses, na intenção de apreciarem as mais belas paisagens.

Também a amêndoa é um fruto muito apreciado na região, onde produzem os saborosos bolos de amêndoa, como não há igual. Poderá encontrá-los na Lojinha da "Figueira Verde"( no largo da Igreja ou nos postos de Turismo) , para além de outros produtos com sabores a memória, como os enchidos, queijos e o vinho da região.

Quem quiser degustar uma amostra dos produtos da região, como o queijo, fumeiros e vinho do Porto, sempre pode visitar a Loja da Dolly, que está aberta todos os dias. Encontará lá uma grande variedade de produtos da região, bem como loiça em barro do senhor "Manuel Loiceiro".

Quem gostar de bolos tradicionais não pode deixar de passar pela pequena e simpática Padaria Gomes, onde encontrará uma variedade de bolos, como o bolo de laranja, o bolo de Escalhão, bolos esquecidos, bolo tónico e o bolo económico. Se tiver dificuldade em encontrá-la, pergunte pela padaria , que a simpática gente figueiresense se encarrega de o levar lá pessoalmente.

As cegonhas são outro ponto de interesse turístico, uma vez que elas habitam naquele espaço, principalmente na torre de Igreja onde um imponente ninho pode ser observado.

Na vila pode-se também visitar a Igreja Matriz com fachada barroca e a capela da Senhora da Conceição.


Figueira de Castelo Rodrigo é um local inesquecível que merece uma visita não só pelas glórias passadas, mas pela beleza e a ancestralidade do lugar.



escrito por Sandra Carvalho e Susana Falhas

Sem comentários:

Enviar um comentário