segunda-feira, 20 de abril de 2009

Almeida...a estrela de guerra !

E cá está ela, Almeida classificada como Aldeia Histórica de Portugal, com as suas muralhas cujo formato , visto do ar assemelha-se a uma estrela, de doze pontas em pedra, como Saramago confirma:
“Almeida é o forte. Do céu se apreciaria melhor o desenho poligonal das fortificações, o traçado dos baluartes, o leito dos fossos. Em todo o caso, o viajante pode ter uma boa noção do dispositivo circulando pelas muralhas, medindo-lhes com o olhar a altura.(1)”
Aqui vai um cheirinho de Almeida:



"Esta construção é doutro tempo e doutras guerras. Lutava-se rentinho ao chão, pelo ar só vinham arremassadas bombas que não eram bastante potentes para arrombar as abóbadas das portas, enfim, uma guerra de formigas. Hoje Almeida é uma relíquia histórica como o seria uma alabarda ou um arcabuz. Mas a vila civil, com o seu ar recatado e quieto, acentua o alheamento que em tudo se sente(1)”.

Recheada de História , Almeida tem para dar e vender, que conquista qualquer um , ainda antes de entrar nas portas duplas de S. Francisco ou da Cruz , que dão acesso ao interior das Muralhas da Praça Forte. Dentro dela percorre-nos uma sensação de segurança, onde o tempo teima passar devagar, que quase parece recuar aos tempos das invasões francesas, o momento alto desta fortaleza, que desempenhou um extraordinário papel defensivo, junto à fronteira com Espanha.

Foram muitos os momentos decisivos que contribuíram para defesa e consolidação da nacionalidade portuguesa, não só contra os franceses, em pleno século XIX, mas também contra os leoneses ( espanhóis), antes e após o domínio filipino e , recuando ainda mais no tempo, contra os mouros .

Para mergulharmos ao fundo da sua História, sugeria agendarmos para a próxima semana, pois queria contar-vos uma aventura que vivi este fim de semana numa outra Aldeia História, que também pertence ao Concelho de Almeida …consegue adivinhar ?
Veja já no post que se segue!… E até à próxima segunda-feira!
___________________
Notas Bibliográficas:
(1) in Saramago, José, Viagem a Portugal, Caminho, 17ª edição, Dez. 1998.

2 comentários:

  1. Olá, Susana! Sou brasileiro e gostei do seu blog. Acredito que possa me ajudar! Em Setembro pretendo fazer uma viagem a europa. E claro, conhecer Portugal. Especialmente conhecer Almeida. Na verdade tenho um desejo de conhecer Castelo Mendo. Pois também sou um Mendo!
    Espero poder conversar ou obter dicas suas!

    abraços

    ResponderEliminar
  2. Linkiu Vox: Seja bem vindo!
    Fico feliz por saber que gostou deste blog. Quanto à sua propostas, cá estarei para te ajudar, no que for preciso.
    Abraço, Susana

    ResponderEliminar